"A Ponte Dom Pedro II, conhecida como "Ponte dos Papagaios", foi construída entre os anos de 1876 e 1877 com autorização do imperador brasileiro D.Pedro II e foi inaugurada, oficialmente, com a presença da comitiva real em 1880.

Considerada um monumento de engenharia brasileira do século XIX, foi a primeira desse gênero na província, sendo que o projeto foi do capitão do exército Francisco Antônio Monteiro Tourinho e Behaupeire Rohan, que eram engenheiros militares. Sua construção era uma reivindicação do povo de Palmeira para facilitar e encurtar as viagens na antiga Estrada do Mato Grosso, única ligação entre a capital: Curitiba e os municípios situados do planalto dos Campos Gerais do Paraná.



Construída por imigrantes alemães, obedeceu ao projeto de Monteiro Tourinho e Behaupeire Rohan , que determinava dois arcos em seu vão central e a matéria prima constituída, obrigatoriamente, de pedras da região dos campos gerais. Para a obtenção destas pedras, exigiu-se a não utilização de explosivos e que estas fossem talhadas à mão no formato de blocos de paralelepípedo, com arestas vivas e em faces lisas. Para a fixação destes blocos de pedras, foi utilizada argamassa".

Texto e fotografia Valmir Singh
Por Alice Fontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário