Direciono o título a João de Paula, fotógrafo que por mais de 50 anos registrou a história de Pato Branco, sempre buscando inspiração na Natureza. Justo, ele confirmou que a foto do pato esculpido com neve, famosa aqui no blog, é dele! 

A fotografia deu origem à escultura criada por Kalu Chueiri, símbolo do evento que acontece neste final de semana, em Curitiba, para comemorar os 50 anos da nevasca e da inauguração da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo




Aliás, foi a neve que o confirmou enquanto referência. “Eu vendi tanta fotografia naquele dia que saí do anonimato. Até então eu era o João, o ‘João Ninguém’. Depois daquele momento eu fiquei conhecido, aí não me faltou mais trabalho” – o depoimento, dado a mim pela primeira vez em 2009, continua atual, pois ganha vida assim que João começa a relembrar aquele dia frio de agosto de 1965. “Todo mundo virou escultor naquele dia”, brinca. 





Pato Branco mudou, mas seu desenvolvimento ficou eternizado na percepção ímpar de quem foi vanguarda na fotografia local – João de Paula assume o posto ao lado de outros profissionais, por nós também reverenciados, como Erno Bloss, José Zanella, Nelson Colla, Névio Maté, entre outros. 


Fotos: Rodinei Santos. 

Jozieli Cardenal Wolff

Nenhum comentário:

Postar um comentário