Sueli Dartora, funcionária da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco pesquisou exaustivamente e lançou a obra abaixo:






Livro de Sueli, recém lançado:

Documentário sobre a História Político-Administrativa de Pato Branco

Ela mesmo explica:

"Resgatar é preciso! Pato Branco tem do que orgulhar-se no antes de 14 de novembro de 1951 e no depois de 14 de dezembro de 1952.
Figuras importantes de nossa sociedade, referências significativas na formação do nosso patrimônio histórico-político, não podem ficar no esquecimento.
Os vereadores que passaram pela Câmara de Pato Branco deram valiosas
contribuições ao exercício da vida pública, ajudando a consolidar a imagem do Parlamento.
Transportei para as 414 páginas do livro o que julguei de mais relevante nas eleições municipais de Pato Branco.
Resgatei a história política do município de Pato Branco, desde o ano de 1951 e sua instalação em 1952 até a presente data.
Por mais humilde que seja este trabalho, conheci a história do Poder Legislativo buscando informações que foram além dos arquivos internos.
O trabalho consistiu em explorar os livros de atas, os livros de presença, colher fotos com familiares de vereadores - inclusive os muitos já falecidos -, com os amigos e pioneiros deste município, matérias de jornais, resultado das eleições localizadas nos sítios do Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Estadual, dentre outros meios.
A pesquisa é fruto de persistência e de muitas e muitas horas de leitura. Na
verdade, pretendi reavivar, junto à sociedade civil - e em particular - aos estudiosos, pesquisadores e interessados, a nossa memória política neste material que também servirá de fonte de pesquisa.
O livro será em breve lançado e doado aos interessados".
                                                                                  Fotos: Rudi Bodanese (11.9.2015)

Um comentário:

Ester Kirchheim Toson disse...

tenho interesse neste livro: meu tio Antonio Zanol foi o primeiro presidente da Camara de Vereadores e meu pai Hugo Romano Kirchheim foi vereador. Pouco sabemos sobre a história deste tempo.ficarei grata, se conseguir adquirir um volume. para futuro contato envio
meu email; Estertoson@gmail.com.

Postar um comentário