"Foi com o anfiteatro do Centro Regional de Eventos de Pato Branco literalmente tomado, que a gaúcha de Viadutos, Sueli Rosa Dartora, lançou na noite de quinta-feira,  14 de abril,  o “Documentário Sobre a História Política Administrativa de Pato Branco”, resultado de uma pesquisa de mais de 20 anos. No momento em que a autora da obra foi chamada a compor a mesa principal; o grande público se colocou em pé, para demorados aplausos.
Dentre os presentes, autoridades políticas de toda a região Sudoeste, como prefeitos e vereadores dos mais diferentes municípios, imprensa, ex-prefeitos de Pato Branco, ex-vereadores e familiares  desses.
Trata-se de um trabalho muito bem elaborado. Belíssima encadernação e uma completa pesquisa sobre o Legislativo pato-branquense, desde a primeira legislatura em 1952  até a 14ª (2009-2012).

Fotos, documentos, decretos, ofícios, atas, tudo enfim pode ser encontrado na referida obra. Fatos curiosos como a primeira mulher a assumir como vereadora, que foi  a sra. Helena Constatinópols Severo, por ocasião da 4ª Legislatura (1964-1969).
No seu pronunciamento, Sueli contou um pouco  da sua vida, educada que fora num colégio de religiosas em Viadutos, o Imaculada Conceição, tendo cursado o ginasial em Erechim. Chegou em Pato Branco no ano de 1974, trabalhou no grupo Cattani e foi em 1990 com eleição de Daniel Cattani como vereador, que ela assumiu  a secretaria da casa, tendo iniciado então as pesquisas.
Terminou seu pronunciamento com uma homenagem ao seu pai, sr. Natalino Dartora. Momento de emoção. Concluiu dizendo que ele acabou viajando antes do combinado. Novamente o público levantou para demorados aplausos.

Disse também, que em breve teremos uma segunda obra. Uma pesquisa completa sobre a denominação de ruas e prédios públicos de nossa cidade. Mais de quinhentos nomes de ruas já foram pesquisados. O trabalho vai  dizer quem foram essas pessoas. Ilustrado com respectivas fotos.

Parabéns Sueli...Pato Branco te agradece..."  

                                              Texto: Erlindo Rosa - Fotos: José Luiz Bet

Nenhum comentário:

Postar um comentário