O inicio de tudo aconteceu em 1863 na Inglaterra, com a primeira demonstração teórica da provável existência de ondas eletromagnéticas. Muitos anos de pesquisa se passaram até o Rádio que conhecemos hoje.

 No Brasil a primeira transmissão radiofônica oficial, ocorreu em 1922, o então presidente Epitácio Pessoa fez um discurso em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado no Rio de Janeiro.

Em 1957 surge em Pato Branco a Rádio CELINAUTA , (antiga rádio Colmeia) cujo sinal abrangia toda a região sudoeste e Oeste do Paraná, oeste de Santa Catariana, parte do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso.

No período de 1961 a 1970, trabalhei na Rádio CELINAUTA, naquela época não existia calçamento, asfalto, ruas e estradas em boas condições,  era muita poeira ou lama,  os veículos  não tinham condições de trafegar e toda locomoção era complicadíssima.
O Rádio cumpria um papel muito importante, levava informação, diversão aos ouvintes, através dos programas musicais, radionovelas, programas de auditório que era realizado no Cine Avenida aos domingos pela manhã, aonde os artistas da cidade e região se apresentavam e concorriam a prêmios.

Casos pitorescos:

Para os moradores principalmente do interior (sem escolas), havia aulas através do rádio de matérias como: português, história, geografia, matemática.
Na época era normal a pessoa morar há poucos quilômetros quando vinha para a cidade   passar na Rádio Celinauta e mandar um aviso aos familiares: fulano de tal avisa a família que fez boa viagem e volta a tarde; alguns aproveitavam para oferecer música. Era STATUS.

Quando chovia e o ônibus não ia voltar no mesmo dia, o recado era: fulano de tal avisa que o ônibus não vai voltar hoje devido as condições da estrada, vou dormir na casa do compadre, volto amanhã.
Muitos convites de casamento também eram feitos pelo rádio, a família tal, convida a família tal e tal, para o casamento do seu filho.
Fulano avisa o compadre tal, que irá visitá-lo no final de semana.
Curiosidade: 

A torre Eiffel, que é o símbolo maior da França, foi inaugurada em 1889 para comemorar o centenário da Revolução Francesa.
 A torre foi construída para ser uma estrutura TEMPORÁRIA. Em 1909 a torre quase foi DESMONTADA, só não foi, por terem adicionado uma antena de RÁDIO no seu topo,que na época era o único meio de comunicação a distância. A torre, que mede 324 metros e mais 20 metros da antena, é o orgulhos dos franceses e um dos lugares mais visitados do mundo, está lá até hoje devido o RÁDIO.

Mesmo com todos os avanços tecnológico, o RÁDIO sempre terá o seu espaço.




Clóvis Cantu (geração 60/70 pato-branquense)



*Fotos: Clóvis na Rádio Celinauta
  e aqui, ele em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário