"Experiências no Brasil e no exterior e pesquisas na área da neurociência são unânimes em apontar a importância da educação na primeira infância e seu enorme impacto na produtividade da economia e no combate à desigualdade" 

"Esse período dos três primeiros anos de vida é hoje visto como a base da formação do capital humano".

O entendimento de "como desenvolvemos as habilidades necessárias para uma vida adulta bem-sucedida, mais eles focam o período da primeira infância. Algumas das maiores lições da vida nossos filhos aprendem em casa, quando mal sabem falar".

"O cérebro de desenvolve num processo contínuo. O período mais ativo, porém, acontece nos primeiros anos, quando 700 a 1000 novas conexões neurais são formadas por segundo".

                        Elas são responsáveis "pelos processos mentais que nos permitem desenvolver habilidades como planejar executar uma tarefa com atenção e memorizar uma informação para usá-la mais adiante - justamente as bases do aprendizado".

"Se as pessoas responsáveis por cuidar da criança não a estimulam desde o início, deixando que passe o dia inteiro na frente de uma tela de TV ou celular, ela provavelmente terá desvantagens quando entrar na escola".

*fragmentos de matéria da revista EXAME (nas bancas). Comprar a revista é apoiar o jornalismo profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário