UMA TURMA MUITO UNIDA

Lembranças de nosso tempo de estudantes no Colégio das Irmãs

Por Eduardo Waack

Éramos uma turma muito unida. Estudamos juntos o primário e o ginásio, no Instituto Nossa Senhora das Graças, o Colégio das Irmãs, entre os anos de 1971 e 1978. Alguns chegaram ao longo do caminho, outros nos deixaram mais cedo, partindo com suas famílias para outros municípios e destinos. Pegamos os últimos anos da velha escola de madeira, e os primeiros da nova construção, de longos corredores. 

Antes, quando queríamos ir ao banheiro, pedíamos para ir à Casinha. Depois a modernidade nos envolveu, e o novo prédio era imponente, parecia um hospital. Participávamos de animadas gincanas e quermesses, jogávamos caçador, e nos finais de semana íamos acampar. Na Semana da Pátria, desfilávamos orgulhosos. O rio Ligeiro ainda corria livre entre as ruas poeirentas da cidade.

 Também houve a época das festinhas improvisadas, onde ao som dos Bee Gees, Donna Summer, John Travolta e Olivia Newton John, dançávamos de rosto colado. Na casa da Maria Alvina, ouvi pela primeira vez a música de Bob Dylan. Descobríamos o mundo e tentávamos nele nos situar. E então nos formamos, no final de 1978, e cada um seguiu seu rumo. Aprendemos, esquecemos, conquistamos, perdemos, ganhamos, encontramos e envelhecemos. Éramos filhos, somos avós. Exemplamos. Estamos vivos! Continuamos ligados, e as novas tecnologias nos aproximaram outra vez. 

Terminamos estas lembranças com as palavras de Silvio Antonio Viganó, que hoje reside em Cruzeiro do Iguaçu: “Tinha o Vitor Chioqueta e o Ciro Calliari, que quase sempre estavam juntos. O Vitor hoje é um nome destacado no SEBRAE /PR e o Ciro um arquiteto renomado. Tinha a Ana Alice Hilgert e seu irmão Celso... Lembro das bikes, que pegávamos e virávamos Pato Branco inteira pedalando. 

Lembro das visitas ao Bar do Beti, para comer paçoca e tomar uma gasosa em quatro, para depois ir espiar as internas pelo muro da quadra... Lembro do carro do teu pai (Antonio Maria), um Dodge Polara verde, o único na região. E das brigas de final de aula, que marcávamos com antecedência e realmente aconteciam... Lembro do Maverick branco do pai do Adilton e dos rádios PX que ele sempre conversava... Lembro da inauguração do prédio da Rádio Celinauta e Rádio Pato Branco, na Tocantins, onde nem é mais... Da chegada das Lojas Hermes Macedo, em cuja festa entramos de penetra. Lembro de nós andando de patins na pista de baile do Clube Pinheiros...”

A fotografia que ilustra este artigo foi tirada em nossa festa de formatura da oitava série, no Clube Pinheiros, e ali aparecem, entre outros: Rubens Ciro Calliari Jr., Silvio Antonio Viganó, José Mozart Simião, Vitor Chioqueta, Piti, Márcia Merlim, Joceli Jankoski, Flávia Gisele Gross, Geneci, Ana Alice Hilgert, Rosana Mara Ribas, Maria Alvina Freitas, Sandra Wrobel, Angela Moretti, Glaci Teresinha Slonski, Solange Koch, Emerson Antonio Freitas, Eduardo Waack, Paulo Cesar Sheide, Silvana Varaschim, Adilton Detoni, Isolda, Vera Lucia Jaeger. 

Quem se lembrar, complete esta relação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário