Memórias da família Dal Molin, Arcinda Ignez e Leny Luiza. *Por Mari Salete Dal Molin Ayres, para o livro PATO... CONFESSO QUE VIVEMOS;

"Hoje, quando passeamos por nossa cidade, seja no centro ou nos seus morros e contemplamos a sua beleza, sua urbanização, seus edifícios e ruas, suas praças e jardins, sentimos um imenso orgulho: nós nascemos, crescemos e vivemos aqui!

Nos idos de 1929, nossos pais José e Judith Dal Molin - gaúchos com uma enorme vontade de trabalhar, criar seus filhos, vencer na vida - trocaram Sananduva no Rio Grande do Sul, por União da Vitória no Paraná, onde tiveram um pequeno frigorífico em sociedade com Possídio Salomoni.

Mas o espírito empreendedor destes jovens gaúchos falou mais alto: procuraram novas terras no Sudoeste do Paraná. Uma grande aventura. Nova vida! Mais uma mudança...
As duas famílias juntaram seus pertences em suas carroças e começaram a viagem para a então pequena Bom Retiro - município de Clevelândia.

Viagem que levou cerca de 30 dias, embaixo de sol e chuva, muito barro e um longo caminho percorrido numa estradinha de chão. O casal tinha então um filho de cerca de três anos: Domingos José, nascido em Sananduva, e mais um bebê com poucos meses, prematuro, doentio e muito fraquinho, que nascera em União da Vitória, Alcides José. Mesmo assim começaram a longa viagem de mudança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário